Mas temos más notícias para a Nokia. O Symbian perdeu primeiro lugar no mundo, e a Nokia perdeu o primeiro lugar na América Latina: agora é a RIM, fabricante do BlackBerry, que está na frente nas vendas, por uma diferença de um milhão de aparelhos. A Nokia também está perdendo espaço no grande mercado da China, onde sua participação despencou de 76% para 56% em apenas um ano.
E a crise deve continuar: como dissemos, a Nokia já avisou que o primeiro trimestre deste ano será difícil para a empresa, e o CEO Stephen Elop até sugeriu usar outras plataformas na Nokia, o que muitos entenderam como adotar eventualmente o Android nos aparelhos da finlandesa.
Outros detalhes
Pela tabela, vemos que a Microsoft foi a única cujas vendas caíram dentre as plataformas de smartphones. Segundo a Canalys, “os dispositivos com Windows Phone 7 apareceram tarde demais no trimestre para levar vantagem das compras de final de ano. Por isso, a Microsoft perdeu espaço nos EUA, de 8% no fim de 2009 para 5% no fim de 2010″.
Vale notar que os números da tabela para a plataforma do Google se referem às vendas do Android e das plataformas OMS e Tapas, variações do Android vendidas na China. Essas variações foram vendidas em um total de 400 mil aparelhos; o Android foi vendido em 32,9 milhões de smartphones, totalizando os 33,3 milhões que você vê na tabela.
E, em geral, o mercado de smartphones deve ficar ainda mais competitivo em 2011. Como diz o analista da Canalys, Chris Jones, “os fabricantes devem usar novas tecnologias, como processadores dual-core, NFC e telas 3D para diferenciar seus produtos”.
por: gizmodobrasil