quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Recursos de câmeras de smartphones que precisam aparecer em 2013

Câmeras em telefones celulares evoluíram muito nos últimos anos, das imagens pixeladas de outrora até os modelos atuais que substituíram muitas das nossas câmeras compactas. Mas o encantamento está acabando, e nós precisamos de novos recursos. O que vem por aí?
Não importa o quão sério seja o fotógrafo, quase ninguém se considera um ao tirar fotos com a câmera do telefone. Mas com esses cinco recursos a atividade chegaria a um novo nível. Vamos pensar na qualidade da Galaxy Camera em um dispositivo do tamanho do iPhone. Vai levar um tempo até engenheiros descobrirem como implementar tudo sem comprometer o tamanho e formato dos nossos amados smartphones, mas um dia isso vai acontecer!

Ajustes manuais

Por favor, deixe-me ajustar a exposição. Não é nenhuma grande inovação. Algumas câmeras de Android e Windows Phone têm algum controle manual, mas as que apareceram no Nokia PureView 808 eram bastante compreensíveis (infelizmente o 808 era terrível em qualquer outra coisa que não fosse a câmera).

Flash melhor

Flash LED é tão ruim que é incrível que as pessoas ainda usem eles. Eles sempre fazem suas fotos em ambientes fechados parecerem vômito, e as pessoas parecem robôs com olhos laser. Eu preferia colocar cubos de flash no meu telefone.

Restrição de gravação de vídeo vertical

Não importa quantas vezes você explique para seus parentes que gravar vídeos com seu smartphone é uma ideia terrível, eles não parecem entender. A solução? Não deixar fazer. O YouTube adotou recentemente a tática no app YouTube Capture. Vamos ver se ele se espalha por aí.

Zoom

Não estou falando de zoom digital – também conhecido como não-exatamente-um-zoom. Precisamos de lentes que se movam para aumentar a extensão focal. O PureView 808 tem isso, mas novamente, ele é pouco viável como um telefone. A habilidade de dar zoom é uma das principais razões que fazem as pessoas ainda comprarem câmeras digitais compactas.

Sensores maiores

O tamanho do sensor é, indiscutivelmente, o fator determinante na qualidade das imagens digitais. Câmeras de smartphones possuem pequenos sensores. Obviamente ninguém vai colocar um de imagem completa ou mesmo um sensor 4/3 micro em um telefone, mas eles deviam conseguir melhorá-los um pouco. Vai aumentar o alcance dinâmico e a sensibilidade de luz baixa drasticamente.

Criador automático de gifs

Assim que você grava um vídeo, você devia conseguir escolher um segmento e transformá-lo em gif com um comando. Eles apareceriam então na sua biblioteca de fotos. Tenho certeza que um app faz isso, mas devia ser padrão.

RAW

Arquivos RAW no lugar de JPG preservariam mais dos detalhes originais da foto. Também torna mais fácil mudar exposição, cor e nitidez sem diminuir a qualidade da imagem. Mas, é claro, usa muito mais poder de processamento.
Imagem: Shutterstock, Furtseff [gizmodo]


Nenhum comentário:

Postar um comentário